Perguntas frequentes

Qual o valor da mensalidade para os cursos de mestrado e doutorado?

Não há cobrança de mensalidades para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação da UFMG.

 

As aulas são todas presenciais? Podem ser feitas a distância?

Todas as disciplinas do curso são presenciais, e não há no programa cursos a distância.

 

Qual o horário das disciplinas?

As aulas acontecem na parte da manhã e da tarde. Não existem disciplinas oferecidas no período noturno.

 

Como ocorre o processo de escolha do orientador? Posso escolher meu orientador?

Os orientadores são indicados pelo Colegiado do programa, com base nas informações do formulário de inscrição, com a definição da área pretendida para desenvolvimento, bem como trabalhos de final de curso e iniciação científica. No caso de contato prévio do candidato com um professor, o candidato poderá mencionar sua preferência no plano de estudos, mas não há uma garantia de que a alocação será realizada.

 

Quero fazer o mestrado, mas quero um orientador externo à UFMG, ou externo ao programa, é possível?

Não, os orientadores do PPGCC são os professores credenciados no corpo docente do programa (http://ppgcc.dcc.ufmg.br/docentes/). Não há no programa o perfil de orientadores externos ao PPGCC.

 

Como é o processo para obtenção de bolsa de estudos?

O processo seletivo determina e classifica os candidatos para ingresso no programa. No

momento da seleção, a partir do preenchimento do formulário de inscrição indicando a bolsa como imprescindível, o candidato poderá ser indicado para recebimento de uma bolsa de estudos, em condição de dedicação exclusiva ao programa. Note que esse processo considera bolsas de estudo da CAPES, CNPq e Fapemig. No entanto, vários professores têm projetos de pesquisa que incluem bolsas de mestrado. Nesse caso, cabe ao professor a indicação do aluno bolsista de acordo com o escopo do projeto e conhecimento prévio do aluno.

 

A bolsa pode ser recebida por alunos com vínculo empregatício?

Não, bolsas de estudo não podem ser cumulativas com estágio ou qualquer outro tipo de bolsa de estudos.

 

A bolsa pode ser recebida com auxílio desemprego?

Não. A bolsa de estudos é, na maioria dos casos, financiada por agência de fomento da esfera federal, mesma fonte pagadora do auxílio desemprego. Portantos, eles não podem ser pagos em conjunto.

 

Quais os certificados e qual a nota mínima para comprovação de proficiência em língua estrangeira?

Com relação ao item (K) do Edital de Seleção do Mestrado do PPGCC, para a comprovação de conhecimento da língua inglesa para fins de inscrição no processo serão aceitos:

  • certificados de conclusão de curso, mesmo que básicos, em escolas de inglês,
  • testes como TOEFL, TOEFL ITP, Cambridge, etc, ou
  • declarações de aulas particulares de inglês ou de intercâmbio no exterior, entre outros.

Candidatos que não possuem certificação formal devem anexar declaração de próprio punho, informando o nível de conhecimento da língua inglesa. Sendo selecionado, o candidato deverá apresentar documento formal de proficiência em língua estrangeira até o fim do curso, sendo recomendado consulta aos calendários das provas de proficiência da Faculdade de Letras da UFMG.

 

Uma das minhas cartas de recomendação serão enviadas por uma professora estrangeira. Existe um modelo de carta em língua inglesa?

Sim, entre em contato com o PPGCC informando o email do professor, e a carta será enviada diretamente para ele.

 

Onde devo anexar certificados e outros documentos complementares associados ao meu currículo?

Não existe um campo no formulário para anexar esses documentos. Eles devem ser citados no seu currículo vitae, e não se faz necessário envio de documentos para comprovação. O programa opera na confiabilidade das informações arroladas no currículo.

 

É obrigatório o preenchimento das notas do POSCOMP?

Não. Caso o aluno tenha realizado o exame, sugerimos fortemente que preencha as notas no formulário de inscrição, para que elas possam auxiliar na análise do histórico escolar do aluno.

 

Posso ser aprovado e ingressar no próximo semestre?

Não, para o curso de mestrado não existe reserva de vaga para o próximo semestre.

Para o curso de doutorado, considerando o data da aprovação, poderá ocorrer uma flutuação para início das atividades, mas o prazo limite para admissão será o término do edital vigente do ano.

 

Posso ser aprovado fazer matrícula e trancar o primeiro semestre?

Sim, o aluno de pós-graduação poderá realizar um trancamento total de um semestre durante o curso, não podendo este ser prorrogado. Exceções cabem em casos de problemas de saúde. Nesse caso, o aluno deve passar por uma perícia no departamento médico da UFMG.