Disciplina Isolada – 2º semestre de 2024

Consulte aqui o resultado.

Período de inscrição: 02/10 a 07/10/2024 (até às 23h30)
Resultado: a partir de 10/10/2024
Matrícula: 11 a 14/10/2024

Semestre letivo 2024/2: 23/09/2024 a 08/02/2025

Consulte a Oferta de Disciplinas para o Semestre

**INSCRIÇÃO EXCLUSIVAMENTE POR FORMULÁRIO ELETRÔNICO. A INSCRIÇÃO E A DOCUMENTAÇÃO NÃO SERÃO RECEBIDAS POR EMAIL**

PROTOCOLO DE REQUERIMENTO DE MATRÍCULA EM ATIVIDADE ISOLADA

Exigências:

• Existência de vaga
  • Não ser aluno de cursos de Graduação ou de Pós-graduação da UFMG

Atenção:

** Só serão analisados os processos devidamente documentados.

Procedimentos:

1) Inscrição:

Os procedimentos serão realizados pela página do PPGCC observando as seguintes datas e procedimentos:

Período de  solicitação: 02/10 a 06/10/2024

Documentos necessários, a serem submetidos digitalizados (PDF) no ato da inscrição:

• Histórico escolar do curso de graduação e de pós-graduação (se houver)
  • Curriculum-Vitae

Os requerimentos enviados com a documentação obrigatória, serão analisados pelos docentes das disciplinas, de acordo com planos de ensino das disciplinas, oferta do PPGCC, somente para as disciplinas ofertadas para disciplina isolada:

Oferta de disciplinas – 2º semestre de 2024

2) Resultado:

A partir de 08/10/2024 às 17h o resultado dos requerimentos aprovados será publicado exclusivamente na página do PPGCC. O resultado não será repassado por telefone, consulte na página do PPGCC.

*Considerando o calendário acadêmico, recomendamos que os alunos fiquem atentos as datas de inícios das disciplinas, pois o resultado das solicitações ocorrerá em data posterior ao início do semestre letivo, por determinação do Calendário Acadêmico da UFMG.

* Matrícula: 09 a 14/10/2024

**O requerente que obtiver deferimento deverá encaminhar até 14/10/2024, exclusivamente por email um ARQUIVO ÚNICO no formato PDF COM FORMULÁRIO DE MATRÍCULA (baixe aqui), DOCUMENTO DE IDENTIDADE, GRU E COMPROVANTE DE PAGAMENTO para o email do PPGCC: ppgcc@dcc.ufmg.br, o comprovante de recolhimento da taxa de matrícula é condição obrigatória para efetivar o requerimento:

1. Gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) pela internet.  Clique aqui
  2. Preencher o formulário de matrícula com a informação da(s) disciplina(s) aprovada(s) (baixe aqui).
  3. Gerar um arquivo único PDF com formulário de matrícula + documento de identidade + GRU + comprovante de pagamento e enviar para o PPGCC por email para registro e matrícula: ppgcc@dcc.ufmg.br, até o dia 14/10/2024;

Observação: O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas uma taxa, e poderá cursar até 3 disciplinas no semestre.

ATENÇÃO: Antes de efetuar o pagamento da taxa de matrícula verifique se sua matrícula foi aceita. Alunos com vínculo em cursos (Graduação e Pós-graduação) da UFMG não poderão solicitar matrícula em disciplina isolada.  Em hipótese alguma será devolvida a taxa de matrícula.

3) A partir do envio do documento (citado no item anterior), o PPGCC efetuará o cadastro e gerará o número de matrícula para cursar disciplina isolada.  Somente a partir do número de matrícula o LCC/DTI realizará o acesso ao Sistema Acadêmico.

*Se for estrangeiro, o cadastro será realizado pelo DRCA, a partir do envio da documentação obrigatória pelo PPGCC.

CERTIFICADO

O certificado de conclusão da disciplina poderá ser solicitado à Secretaria do PPGCC, após o encerramento do período letivo, o registro de isolada não configura vínculo ativo do aluno com a UFMG, o vínculo é temporário para o período do semestre.

Semestre letivo 2024/2: 23/09/2024 a 08/02/2025
Início das aulas do PPGCC: 23/09/2024

Dúvidas sobre o processo, devem ser enviadas email para o PPGCC: ppgcc@dcc.ufmg.br

Critérios de análise:

Resolução 005/2000 de 10-10-2000
O Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação em reunião realizada no dia 10 de outubro de 2000 e no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regulamento do Curso RESOLVE:
Art. 1o. Determinar que o requerimento de matrícula em disciplina isolada e eletiva poderá
ser feito por candidatos que preencham, pelo menos, um dos critérios abaixo:
1º ter título de Mestre ou Doutor, em qualquer área do conhecimento.
2º estar regularmente matriculado em algum programa de pós-graduação scricto sensu.
3º em casos excepcionais, ser aluno do último período de graduação ou graduado com rendimento global superior a 80% que comprove desejar continuar seus estudos na pós-graduação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.