Informações para alunos

  • Edital Suplementar para vagas para indígenas e pessoas com deficiência – Seleção 2º Semestre de 2022 – Mestrado e Doutorado
    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 27 de maio a 15 de junho de 2022, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência aos cursos de MESTRADO e DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG.
    Acesse o edital completo - Atenção! O Edital é anual, atente-se para o calendário relativo ao segundo semestre disponível abaixo.
    Documentos de preenchimento obrigatório para este processo.

    Para concorrer como candidato com deficiência, os seguintes formulários deverão ser preenchidos e apresentados:

    Para concorrer como candidato indígena os seguintes formulários deverão ser preenchidos e apresentados:

     

    Calendário:

    27/05/2022 a 15/06/2022 Período de inscrição. Até 23:59:59 horário de Brasília do dia 15/06/2022
    20/06/2022 Homologação das inscrições
    21 a 22/06/2021 Recursos quanto à homologação das inscrições
    29/06/2022 Divulgação dos candidatos habilitados na primeira etapa (eliminatória e classificatória)
    04/07/2022 Divulgação do resultado final
    04/07/22 a 13/07/2022 Período para apresentação de recursos
    14/07/2022 Respostas aos recursos
    14/07/2022 Data limite para confirmação de aceite da vaga, resposta ao e-mail enviado pelo PPGCC (ppgcc@dcc.ufmg.br)
    07/08/2022 Data limite para recebimento da documentação para registro (diploma da Graduação ou certificado de conclusão)
    08/08/2022 Envio da documentação dos selecionados ao DRCA pela Secretaria do Programa

     

    Consulte Perguntas Frequentes em caso de dúvidas.

    Atenção leia atentamente o edital!

    • Após a leitura do edital, preencha a ficha de  inscrição dentro do período de inscrição.
    • Além da ficha de inscrição, o candidato deverá preencher o currículo no formulário online, cujo link será disponibilizado ao final da ficha de inscrição e também será enviado no email de confirmação de inscrição.
    • Atenção ao formato e conteúdo dos arquivos com documentos requeridos no processo de inscrição, consulte o item 4 do edital em caso de dúvida.
  • Supervisão acadêmica
  • Modelo para Dissertação e Tese

    Esta página contém os arquivos de classe (ppgccufmg.cls) e de estilo de bibliografia (ppgccufmg.bst) para os sistemas LaTeX e BibTeX. Estes arquivos correspondem ao formato oficial regulamentado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCC/UFMG).

    A Resolução 009/2008 dispõe sobre as normas para apresentação de versão final de projeto de tese, tese e dissertação.

  • Calendário Acadêmico
  • Solicitação de histórico escolar

    Solicitação de cópia de histórico escolar  deve ser feita pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br e será entregue em até dois dias úteis pela Secretaria do PPGCC.

    Para pegar o documento na Secretaria o aluno deverá apresentar comprovante de pagamento da taxa de R$ 5,00 (cinco reais) para cada cópia solicitada, conforme tabela vigente da UFMG. O pagamento deve ser feito através de emissão de guia bancária conforme informações, abaixo:

    Gerar a GRU - Guia de Recolhimento da União, no Portal SIAFI

    A GRU é paga somente no Banco do Brasil, no caixa ou através dos terminais eletrônicos, utilizando-se as seguintes opções: Pagamento, Com código de barras, Continua, Outros Convênios.

    Unidade Favorecida:
    Código: 153062 - UFMG
    Gestão: 15229 - UFMG
    Código de Recolhimento: 28830-6
    CPF/CNPJ e nome do recolhedor (do aluno)

  • Formulários
  • Solicitação de Documentos à Secretaria

    Os pedidos de declaração, cópia de histórico escolar ou outras solicitações devem ser feitos pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br e serão entregues em até dois dias úteis pela Secretaria do PPGCC.

  • Exame de qualificação

    As provas do 1º estágio do exame de qualificação serão marcadas e informadas por email aos alunos de doutorado.

    Veja o conteúdo programático das provas do 1º estágio do exame de qualificação.

    A inscrição para as provas deve ser enviada por email para o ppgcc@dcc.ufmg.br, com a indicação exata de qual prova será realizada.

    Resoluções relativas ao 1º estágio do exame de qualificação:
    Resolução 007/2018 dispõe sobre o Primeiro Estágio de qualificação para alunos de doutorado.
    Resolução 005/2012 sobre revisão de provas do 1º estágio do exame de qualificação.
    Resolução 004/2012 sobre o plano de qualificação para candidatos ao doutorado e alunos que ainda não se qualificaram no 1º estágio.

     

  • Estágio em Docência

    Os alunos que relacionaram a atividade de Estágio em Docência I ou II na proposta de matrícula devem entregar o formulário de inscrição na atividade na Secretaria do PPGCC, com anuência do orientador.

    Após alocação das disciplinas os alunos devem entregar o plano de trabalho, pelo Moodle, com a seguinte estrutura:

    1) Objetivos: Diga quais são os objetivos do seu estágio em docência específico. Por exemplo, pode ser dar apoio a um professor em uma disciplina, elaborar um material instrucional, etc.
    2) Dados gerais: Caso seja apoio a uma disciplina apresente dados tais como abaixo:
    Nome e código da disciplina
    Nome do professor supervisor (regente de turma)
    Quantidade de alunos matriculados
    Outras características que julgar relevantes
    3) Atividades previstas: Relacione as atividades planejadas, tais como correção de listas de exercícios, preparação de aulas, aulas a ministrar, elaboração de exercícios, questões e trabalhos práticos, manutenção da planilha de notas, controle de frequência, elaboração de transparências, etc. Distribua as atividades no tempo (cronograma).
    4) Recursos necessários: Relacione o que será necessário para o cumprimento das atividades, tais como equipamentos áudio-visual, laboratórios, etc.
    5) Resultados esperados: Diga o que você espera alcançar como resultados ao final do período, tanto em termos pessoais quanto para a disciplina.
    6) Material bibliográfico a ser utilizado
    7) Assinaturas: De acordo do supervisor da disciplina e do aluno.

    Ao final do semestre o aluno deve entregar um relatório do trabalho para auto-avaliação no Moodle.

    O relatório deve ser entregue em PDF e deve conter:

    - um relato das atividades desenvolvidas durante o semestre

    - sua análise pessoal de como foi o processo (uma discussão sobre como foi sua experiência)

    - uma nota (1 a 10) a título de auto-avaliação.

    Não é necessário que o professor assine o documento. (Os professores serão consultados paralelamente sobre o desempenho dos alunos.)


    Resoluções relativas ao Estágio em Docência:

    Resolução 041/2010 - Câmara Departamental do DCC
    Resolução 007/2009 - Colegiado do PPGCC

  • Doutorado Sanduíche

    A partir de julho de 2011 a CAPES adotou um novo programa para concessão de bolsas para doutorado sanduiche no exterior, o PDSE - Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior.

    Todas as informações e regulamentação estão disponíveis no site da CAPES

    As principais observações sobre a bolsa são:

    1) Cada programa de PG fará jus a duas bolsas PDSE por ano. Caso a UFMG tenha bolsas sobrando poderá alocá-las a um Programa que já tenha duas bolsas aprovadas;

    2) A inscrição é em fluxo contínuo, devendo ser observados os prazos internos de aprovação pelo PPGCC, homologação pela PRPG e concessão pela CAPES. Veja o calendário definido pelo PPGCC para início de estágio de janeiro a dezembro.

    3) A duração da bolsa é de 03 a 12 meses, improrrogáveis;

    4) O candidato não precisa mais apresentar comprovante de proficiência no idioma do país onde irá fazer o estágio. O orientador brasileiro e estrangeiro deverão atestar, em suas respectivas cartas, que o candidato a bolsa possui a proficiência necessária na língua estrangeira para comunicar-se e desenvolver os trabalhos previstos;

    5) O candidato deve submeter à Coordenação do Programa de PG a documentação impressa para sua candidatura, conforme descrito no capítulo 4, Seção I, artigo 21, nas datas previstas no calendário do PPGCC.

    6) Após a seleção pelo Programa de PG somente o(s) candidato(s) aprovado(s) deverão acessar o link 'inscrições online' no site da CAPES. Após a inscrição a Pró-Reitoria de Pós-Graduação deverá homologar a candidatura e enviar mensagem eletrônica a CAPES contendo a lista dos candidatos aprovados.

    Mais informações envie e-mail para ppgcc@dcc.ufmg.br.

     

  • Expedição de diploma

    Após a aprovação do orientador o aluno deverá procurar a Secretaria do PPGCC para pegar a folha de aprovação original, que deverá ser escaneada e inserida na versão final do trabalho. Deve também procurar a Biblioteca do ICEx para terminar o preenchimento da ficha catalográfica da dissertação/tese.

    As cópias da versão final da dissertação/tese, que podem ser pagas pelo PPGCC mediante uma requisição, devem ser encadernadas em capa dura preta, gravação em letras douradas (veja modelo na Resolução 009/2008). O número de cópias dependerá de quantos membros da comissão examinadora manifestaram interesse em ter a cópia impressa. A encadernação é por conta do próprio aluno.

    Além disso, o aluno deverá enviar por e-mail a versão final do trabalho em arquivo pdf e o resumo e abstract em formato texto. Para disponibilizar o trabalho no site do PPGCC e na Biblioteca Digital da UFMG deve ser entregue o termo de autorização para disponível aqui.

    Para a expedição do diploma o aluno deve entregar na Secretaria:

    1. Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
    2. Cópia da carteira de identidade (frente e verso);
    3. Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
    4. Cópia do passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro (se for o caso);
    5. Declaração de nada consta da Biblioteca do ICEx - Pode ser solicitado via e-mail biblioteca@dcc.ufmg.br
    Não é cobrada a taxa de expedição para a 1a. via do diploma.

    Os documentos acima podem ser entregues na Secretaria do Curso de 2a. a 6a. feira, das 8 às 17h ou enviados pelo correio para o endereço abaixo:

    Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
    Departamento de Ciência da Computação - Anexo U - Sala 5309
    ICEx - UFMG
    Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
    CEP: 31270-010 - Belo Horizonte - MG

     


     

    No caso de 2ª via do diploma será cobrada uma taxa no valor de R$30,00 (Trinta Reais). Gerar a GRU - Guia de Recolhimento da Uniao, no Portal SIAFI

    Os depósitos continuam sendo feitos exclusivamente no Banco do Brasil, no caixa ou através dos terminais eletrônicos, utilizando-se as seguintes opções: Pagamento, Com código de barras, Continua, Outros Convênios.

    Unidade Favorecida:
    Código: 153062 - UFMG
    Gestão: 15229 - UFMG
    Código de Recolhimento: 28830-6
    CPF/CNPJ e nome do recolhedor (do aluno)
    Valor principal = Valor total - R$30,00 (Trinta Reais)

  • Auxílio financeiro

    Os alunos do PPGCC poderão obter auxílio financeiro para apresentação de artigos em conferências nacionais, e no caso de alunos de doutorado também em conferências internacionais, desde que sejam qualificadas no Qualis CAPES.

    Para solicitar o auxílio ao Colegiado o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, com pelo menos, sete dias de antecedência à próxima reunião do Colegiado:

    Resolução 005/2021 - Dispõe sobre os valores para auxílio financeiro aos alunos do PPGCC

    Qualquer dúvida consulte a Secretaria do PPGCC pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br