Doutorado Sanduíche

A partir de julho de 2011 a CAPES adotou um novo programa para concessão de bolsas para doutorado sanduiche no exterior, o PDSE – Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior.

Todas as informações e regulamentação estão disponíveis no site da CAPES

As principais observações sobre a bolsa são:

1) Cada programa de PG fará jus a duas bolsas PDSE por ano. Caso a UFMG tenha bolsas sobrando poderá alocá-las a um Programa que já tenha duas bolsas aprovadas;

2) A inscrição é em fluxo contínuo, devendo ser observados os prazos internos de aprovação pelo PPGCC, homologação pela PRPG e concessão pela CAPES. Veja o calendário definido pelo PPGCC para início de estágio de janeiro a dezembro.

3) A duração da bolsa é de 03 a 12 meses, improrrogáveis;

4) O candidato não precisa mais apresentar comprovante de proficiência no idioma do país onde irá fazer o estágio. O orientador brasileiro e estrangeiro deverão atestar, em suas respectivas cartas, que o candidato a bolsa possui a proficiência necessária na língua estrangeira para comunicar-se e desenvolver os trabalhos previstos;

5) O candidato deve submeter à Coordenação do Programa de PG a documentação impressa para sua candidatura, conforme descrito no capítulo 4, Seção I, artigo 21, nas datas previstas no calendário do PPGCC.

6) Após a seleção pelo Programa de PG somente o(s) candidato(s) aprovado(s) deverão acessar o link ‘inscrições online’ no site da CAPES. Após a inscrição a Pró-Reitoria de Pós-Graduação deverá homologar a candidatura e enviar mensagem eletrônica a CAPES contendo a lista dos candidatos aprovados.

Mais informações envie e-mail para ppgcc@dcc.ufmg.br.