Informações para alunos
- Supervisão acadêmica
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Modelo para Dissertação e Tese
Classe LATEX para dissertações, teses e propostas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A classe foi feita de modo a atender todas as diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG determinadas pelo Repositório Institucional da UFMG.
A criação desta classe foi inspirada na classe criada por Vilar Fiuza da Camara Neto e Eduardo Freire Nakamura. Última atualização foi realizada pelo Ramon Gonze.
Clique aqui para a Classe LATEX e instruções de como utilizar
Clique aqui para o modelo no Overleaf
Veja as instruções do Repositório Institucional da UFMG
- Calendário Acadêmico
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Solicitação de histórico escolar
Para alunos ou egressos com registro ainda ativo:
Acesse o Minha UFMG, clique na aba "Sistemas"; "Informações Acadêmicas: acesso para alunos da
pós-graduação"; em seguida, será direcionado para outra aba com acesso ao seu perfil, aparecerá o
nome "Cecom", mas apenas na página web e não em aplicativos android ou iOS.Para egressos com usuário do minhaufmg expirado:
1. Histórico escolar com QRcode - retirar no link https://sistemas.ufmg.br/iaWeb
2. Acesse o portal minhaufmg - https://sistemas.ufmg.br/idp/login.jsp
3. Utilize o seu login e senha
4. Abra nova guia e cole o endereço: https://sistemas.ufmg.br/iaWeb/principal.doSolicitação de cópia de histórico escolar deve ser feita pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br e será entregue em até dois dias úteis pela Secretaria do PPGCC.
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Formulários
Os requerimentos para o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação devem ser feitos por formulários próprios, conforme abaixo:
- Auxílio financeiro
- Comprovação de conhecimento de 2ª língua estrangeira
- Dispensa do Estágio em Docência
- Inscrição para Estágio em Docência
- Inscrição para o 1º estágio do exame de qualificação
- Aproveitamento de estudos
- Termo de Autorização para Disponibilização na Biblioteca Digital da UFMG
- Trancamento de matrícula em disciplina
- Trancamento de matrícula no semestre
- Templates para poster da Semana de Seminários do PPGCC
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Solicitação de Documentos à Secretaria
Os pedidos de declaração, cópia de histórico escolar ou outras solicitações devem ser feitos pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br e serão entregues em até dois dias úteis pela Secretaria do PPGCC.
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Exame de qualificação
As provas do 1º estágio do exame de qualificação serão marcadas e informadas por email aos alunos de doutorado.
Veja o conteúdo programático das provas do 1º estágio do exame de qualificação.
A inscrição para as provas deve ser enviada por email para o ppgcc@dcc.ufmg.br, com a indicação exata de qual prova será realizada.
Resoluções relativas ao 1º estágio do exame de qualificação:
Resolução 007/2018 dispõe sobre o Primeiro Estágio de qualificação para alunos de doutorado.
Resolução 005/2012 sobre revisão de provas do 1º estágio do exame de qualificação.
Resolução 004/2012 sobre o plano de qualificação para candidatos ao doutorado e alunos que ainda não se qualificaram no 1º estágio. -
Estágio em Docência
Os alunos que relacionaram a atividade de Estágio em Docência I ou II na proposta de matrícula devem entregar o formulário de inscrição na atividade na Secretaria do PPGCC, com anuência do orientador.
Após alocação das disciplinas os alunos devem entregar o plano de trabalho, pelo Moodle, com a seguinte estrutura:
1) Objetivos: Diga quais são os objetivos do seu estágio em docência específico. Por exemplo, pode ser dar apoio a um professor em uma disciplina, elaborar um material instrucional, etc.
2) Dados gerais: Caso seja apoio a uma disciplina apresente dados tais como abaixo:
Nome e código da disciplina
Nome do professor supervisor (regente de turma)
Quantidade de alunos matriculados
Outras características que julgar relevantes
3) Atividades previstas: Relacione as atividades planejadas, tais como correção de listas de exercícios, preparação de aulas, aulas a ministrar, elaboração de exercícios, questões e trabalhos práticos, manutenção da planilha de notas, controle de frequência, elaboração de transparências, etc. Distribua as atividades no tempo (cronograma).
4) Recursos necessários: Relacione o que será necessário para o cumprimento das atividades, tais como equipamentos áudio-visual, laboratórios, etc.
5) Resultados esperados: Diga o que você espera alcançar como resultados ao final do período, tanto em termos pessoais quanto para a disciplina.
6) Material bibliográfico a ser utilizado
7) Assinaturas: De acordo do supervisor da disciplina e do aluno.Ao final do semestre o aluno deve entregar um relatório do trabalho para auto-avaliação no Moodle.
O relatório deve ser entregue em PDF e deve conter:
- um relato das atividades desenvolvidas durante o semestre
- sua análise pessoal de como foi o processo (uma discussão sobre como foi sua experiência)
- uma nota (1 a 10) a título de auto-avaliação.
Não é necessário que o professor assine o documento. (Os professores serão consultados paralelamente sobre o desempenho dos alunos.)
Resoluções relativas ao Estágio em Docência:
Resolução 041/2010 - Câmara Departamental do DCC
Resolução 007/2009 - Colegiado do PPGCC -
Doutorado Sanduíche
A partir de julho de 2011 a CAPES adotou um novo programa para concessão de bolsas para doutorado sanduiche no exterior, o PDSE - Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior.
Todas as informações e regulamentação estão disponíveis no site da CAPES
As principais observações sobre a bolsa são:
1) Cada programa de PG fará jus a duas bolsas PDSE por ano. Caso a UFMG tenha bolsas sobrando poderá alocá-las a um Programa que já tenha duas bolsas aprovadas;
2) A inscrição é em fluxo contínuo, devendo ser observados os prazos internos de aprovação pelo PPGCC, homologação pela PRPG e concessão pela CAPES. Veja o calendário definido pelo PPGCC para início de estágio de janeiro a dezembro.
3) A duração da bolsa é de 03 a 12 meses, improrrogáveis;
4) O candidato não precisa mais apresentar comprovante de proficiência no idioma do país onde irá fazer o estágio. O orientador brasileiro e estrangeiro deverão atestar, em suas respectivas cartas, que o candidato a bolsa possui a proficiência necessária na língua estrangeira para comunicar-se e desenvolver os trabalhos previstos;
5) O candidato deve submeter à Coordenação do Programa de PG a documentação impressa para sua candidatura, conforme descrito no capítulo 4, Seção I, artigo 21, nas datas previstas no calendário do PPGCC.
6) Após a seleção pelo Programa de PG somente o(s) candidato(s) aprovado(s) deverão acessar o link 'inscrições online' no site da CAPES. Após a inscrição a Pró-Reitoria de Pós-Graduação deverá homologar a candidatura e enviar mensagem eletrônica a CAPES contendo a lista dos candidatos aprovados.
Mais informações envie e-mail para ppgcc@dcc.ufmg.br.
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Expedição de diploma
Após a aprovação do orientador o aluno deverá procurar a Secretaria do PPGCC para pegar a folha de aprovação original, que deverá ser escaneada e inserida na versão final do trabalho. Deve também procurar a Biblioteca do ICEx para terminar o preenchimento da ficha catalográfica da dissertação/tese.
As cópias da versão final da dissertação/tese, que podem ser pagas pelo PPGCC mediante uma requisição, devem ser encadernadas em capa dura preta, gravação em letras douradas (veja modelo na Resolução 009/2008). O número de cópias dependerá de quantos membros da comissão examinadora manifestaram interesse em ter a cópia impressa. A encadernação é por conta do próprio aluno.
Além disso, o aluno deverá enviar por e-mail a versão final do trabalho em arquivo pdf e o resumo e abstract em formato texto. Para disponibilizar o trabalho no site do PPGCC e na Biblioteca Digital da UFMG deve ser entregue o termo de autorização para disponível aqui.
Para a expedição do diploma o aluno deve entregar na Secretaria:
1. Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
2. Cópia da carteira de identidade (frente e verso);
3. Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
4. Cópia do passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro (se for o caso);
5. Declaração de nada consta da Biblioteca do ICEx - Pode ser solicitado via e-mail biblioteca@dcc.ufmg.br
Não é cobrada a taxa de expedição para a 1a. via do diploma.Os documentos acima podem ser entregues na Secretaria do Curso de 2a. a 6a. feira, das 8 às 17h ou enviados pelo correio para o endereço abaixo:
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Departamento de Ciência da Computação - Anexo U - Sala 5309
ICEx - UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
CEP: 31270-010 - Belo Horizonte - MG
No caso de 2ª via do diploma será cobrada uma taxa no valor de R$30,00 (Trinta Reais). Gerar a GRU - Guia de Recolhimento da Uniao, no Portal SIAFI
Os depósitos continuam sendo feitos exclusivamente no Banco do Brasil, no caixa ou através dos terminais eletrônicos, utilizando-se as seguintes opções: Pagamento, Com código de barras, Continua, Outros Convênios.
Unidade Favorecida:
Código: 153062 - UFMG
Gestão: 15229 - UFMG
Código de Recolhimento: 28830-6
CPF/CNPJ e nome do recolhedor (do aluno)
Valor principal = Valor total - R$30,00 (Trinta Reais) -
Auxílio financeiro
Os alunos do PPGCC poderão obter auxílio financeiro para apresentação de artigos em conferências nacionais, e no caso de alunos de doutorado também em conferências internacionais, desde que sejam qualificadas no Qualis CAPES.
Para solicitar o auxílio ao Colegiado o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, com pelo menos, sete dias de antecedência à próxima reunião do Colegiado:
- formulário de solicitação de auxílio
- carta ou e-mail de aceitação do artigo
- cópia do artigo a ser apresentado
- informações sobre o evento/comitê de programa
Resolução 005/2021 - Dispõe sobre os valores para auxílio financeiro aos alunos do PPGCC
Qualquer dúvida consulte a Secretaria do PPGCC pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br