Informações para alunos
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							Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-UFMG
							
O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-UFMG é o órgão institucional da UFMG que visa proteger o bem-estar dos indivíduos participantes em pesquisas realizadas no âmbito da Universidade. Necessitam da aprovação do CEP-UFMG os projetos de pesquisa, cuja fonte primária de informação seja o ser humano, individual ou coletivamente, direta ou indiretamente – incluindo suas partes. Isto inclui material biológico ou dados já armazenados.
Somente docentes do DCC/ICEx, credenciados no PPGCC, podem submeter projeto ao CEP-UFMG, alunos não podem submeter projetos de pesquisa, apenas os seus orientadores.
Fluxo para submissão dos projetos:(1) Professor submete o projeto com o pedido de aprovação (parecer) à Câmara Departamental (chefia@)
(2) Chefia pede parecer a um professor do DCC
(3) Após recebimento do parecer vai para a reunião de Câmara ou aprova-se ad-referendum
(4) Secretaria Administrativa retorna ao professor/aluno para submissão à plataforma Brasil
(5) Professor/aluno enviam pedido de assinatura da folha de rosto gerada na plataforma Brasil para sec-pesquisa@
(6) Secretaria de Pesquisa providencia assinatura do Diretor e responde ao professor/aluno. - 
							Cotutela
							
Os processos de cotutela devem ser enviados a DRI para análise, após aprovação pelo Colegiado do PPGCC, seguem os trâmites.
Orientador encaminha ao PPGCC para análise de solicitação de cotutela:
- solicitação de aprovação do convênio
 - plano de trabalho ou atividades
 - aceite supervisor estrangeiro;
 
Após apreciação do Colegiado: Secretaria do PPGCC abre processo no SEI para análise da DRI, a fim de atender a Resolução 16/2019 do CEPE-UFMG, incluindo o documento abaixo:
- Parecer do Colegiado do PPGCC com anuência para o convênio cotutela (Secretaria PPGCC)
 - Comprovante de que o(a) discente está regularmente matriculado(a) na instituição de origem (Secretaria PPGCC)
 - Histórico escolar atualizado (Secretaria PPGCC)
 - Manifestação de aquiescência dos orientadores em ambas as instituições (Orientador)
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Convênios assinados pela instituição estrangeira, em português e em inglês (Orientador)
 - Informações sobre financiamento das atividades (documento informando caso tenha financiamento, se houver, ou declaração do interessado informando que arcará com os custos por meio de recursos próprios) (Orientador)
 - Informações curriculares sucintas do(a) orientador(a) no exterior (Orientador)
 - Informações sobre a conformidade da instituição estrangeira à legislação do respectivo país (Orientador)
 
 - Supervisão acadêmica
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							Modelo para Dissertação e Tese
							
Classe LATEX para dissertações, teses e propostas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A classe foi feita de modo a atender todas as diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG determinadas pelo Repositório Institucional da UFMG.
A criação desta classe foi inspirada na classe criada por Vilar Fiuza da Camara Neto e Eduardo Freire Nakamura. Última atualização foi realizada pelo Ramon Gonze.
Clique aqui para a Classe LATEX e instruções de como utilizar
Clique aqui para o modelo no Overleaf
Veja as instruções do Repositório Institucional da UFMG
 - Calendário Acadêmico
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							Solicitação de histórico escolar
							
EXCLUSIVAMENTE PARA ALUNOS E EGRESSOS DO MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFMG
Para alunos ou egressos com registro ainda ativo:
Acesse o Minha UFMG, clique na aba "Sistemas"; "Informações Acadêmicas: acesso para alunos da
pós-graduação"; em seguida, será direcionado para outra aba com acesso ao seu perfil, aparecerá o
nome "Cecom", mas apenas na página web e não em aplicativos android ou iOS.Para egressos com usuário do minhaUFMG expirado:
1. Histórico escolar com QRcode - retirar no link https://sistemas.ufmg.br/iaWeb
2. Acesse o portal minhaufmg - https://sistemas.ufmg.br/idp/login.jsp
3. Utilize o seu login e senha
4. Abra nova guia e cole o endereço: https://sistemas.ufmg.br/iaWeb/principal.doEm último caso, solicite a cópia de histórico escolar pelo e-mail do programa e será entregue em até dois dias úteis pela Secretaria do PPGCC.
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							Formulários
							
Os requerimentos para o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação devem ser feitos por formulários próprios, conforme abaixo:
- Auxílio financeiro
 - Comprovação de conhecimento de 2ª língua estrangeira
 - Dispensa do Estágio em Docência
 - Inscrição para Estágio em Docência
 - Inscrição para o 1º estágio do exame de qualificação
 - Aproveitamento de estudos
 - Termo de Autorização para Disponibilização na Biblioteca Digital da UFMG
 - Trancamento de matrícula em disciplina
 - Trancamento de matrícula no semestre
 - Templates para poster da Semana de Seminários do PPGCC
 
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							Solicitação de Documentos à Secretaria
							
Os pedidos de declaração, cópia de histórico escolar ou outras solicitações devem ser feitos pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br e serão entregues em até dois dias úteis pela Secretaria do PPGCC.
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							Exame de qualificação
							
As provas do 1º estágio do exame de qualificação serão marcadas e informadas por email aos alunos de doutorado.
Veja o conteúdo programático das provas do 1º estágio do exame de qualificação.
A inscrição para as provas deve ser enviada por email para o ppgcc@dcc.ufmg.br, com a indicação exata de qual prova será realizada.
Resoluções relativas ao 1º estágio do exame de qualificação:
 Resolução 007/2018 dispõe sobre o Primeiro Estágio de qualificação para alunos de doutorado.
 Resolução 005/2012 sobre revisão de provas do 1º estágio do exame de qualificação.
 Resolução 004/2012 sobre o plano de qualificação para candidatos ao doutorado e alunos que ainda não se qualificaram no 1º estágio. - 
							Estágio em Docência
							
Os alunos que relacionaram a atividade de Estágio em Docência I ou II na proposta de matrícula devem entregar o formulário de inscrição na atividade na Secretaria do PPGCC, com anuência do orientador.
Após alocação das disciplinas os alunos devem entregar o plano de trabalho, pelo Moodle, com a seguinte estrutura:
1) Objetivos: Diga quais são os objetivos do seu estágio em docência específico. Por exemplo, pode ser dar apoio a um professor em uma disciplina, elaborar um material instrucional, etc.
2) Dados gerais: Caso seja apoio a uma disciplina apresente dados tais como abaixo:
Nome e código da disciplina
Nome do professor supervisor (regente de turma)
Quantidade de alunos matriculados
Outras características que julgar relevantes
3) Atividades previstas: Relacione as atividades planejadas, tais como correção de listas de exercícios, preparação de aulas, aulas a ministrar, elaboração de exercícios, questões e trabalhos práticos, manutenção da planilha de notas, controle de frequência, elaboração de transparências, etc. Distribua as atividades no tempo (cronograma).
4) Recursos necessários: Relacione o que será necessário para o cumprimento das atividades, tais como equipamentos áudio-visual, laboratórios, etc.
5) Resultados esperados: Diga o que você espera alcançar como resultados ao final do período, tanto em termos pessoais quanto para a disciplina.
6) Material bibliográfico a ser utilizado
7) Assinaturas: De acordo do supervisor da disciplina e do aluno.Ao final do semestre o aluno deve entregar um relatório do trabalho para auto-avaliação no Moodle.
O relatório deve ser entregue em PDF e deve conter:
- um relato das atividades desenvolvidas durante o semestre
- sua análise pessoal de como foi o processo (uma discussão sobre como foi sua experiência)
- uma nota (1 a 10) a título de auto-avaliação.
Não é necessário que o professor assine o documento. (Os professores serão consultados paralelamente sobre o desempenho dos alunos.)
Resoluções relativas ao Estágio em Docência:
Resolução 041/2010 - Câmara Departamental do DCC
Resolução 007/2009 - Colegiado do PPGCC - 
							Doutorado Sanduíche
							
A partir de julho de 2011 a CAPES adotou um novo programa para concessão de bolsas para doutorado sanduiche no exterior, o PDSE - Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior.
Todas as informações e regulamentação estão disponíveis no site da CAPES
As principais observações sobre a bolsa são:
1) Cada programa de PG fará jus a duas bolsas PDSE por ano. Caso a UFMG tenha bolsas sobrando poderá alocá-las a um Programa que já tenha duas bolsas aprovadas;
2) A inscrição é em fluxo contínuo, devendo ser observados os prazos internos de aprovação pelo PPGCC, homologação pela PRPG e concessão pela CAPES. Veja o calendário definido pelo PPGCC para início de estágio de janeiro a dezembro.
3) A duração da bolsa é de 03 a 12 meses, improrrogáveis;
4) O candidato não precisa mais apresentar comprovante de proficiência no idioma do país onde irá fazer o estágio. O orientador brasileiro e estrangeiro deverão atestar, em suas respectivas cartas, que o candidato a bolsa possui a proficiência necessária na língua estrangeira para comunicar-se e desenvolver os trabalhos previstos;
5) O candidato deve submeter à Coordenação do Programa de PG a documentação impressa para sua candidatura, conforme descrito no capítulo 4, Seção I, artigo 21, nas datas previstas no calendário do PPGCC.
6) Após a seleção pelo Programa de PG somente o(s) candidato(s) aprovado(s) deverão acessar o link 'inscrições online' no site da CAPES. Após a inscrição a Pró-Reitoria de Pós-Graduação deverá homologar a candidatura e enviar mensagem eletrônica a CAPES contendo a lista dos candidatos aprovados.
Mais informações envie e-mail para ppgcc@dcc.ufmg.br.
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							Expedição de diploma
							
EXCLUSIVAMENTE PARA ALUNOS E EGRESSOS DO MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFMG
Após a aprovação do orientador o aluno deverá procurar a Secretaria do PPGCC para pegar a folha de aprovação original, que deverá ser escaneada e inserida na versão final do trabalho. Deve também procurar a Biblioteca do ICEx para terminar o preenchimento da ficha catalográfica da dissertação/tese.
As cópias da versão final da dissertação/tese, que podem ser pagas pelo PPGCC mediante uma requisição, devem ser encadernadas em capa dura preta, gravação em letras douradas (veja modelo na Resolução 009/2008). O número de cópias dependerá de quantos membros da comissão examinadora manifestaram interesse em ter a cópia impressa. A encadernação é por conta do próprio aluno.
Além disso, o aluno deverá enviar por e-mail a versão final do trabalho em arquivo pdf e o resumo e abstract em formato texto. Para disponibilizar o trabalho no site do PPGCC e na Biblioteca Digital da UFMG deve ser entregue o termo de autorização para disponível aqui.
Para a expedição do diploma o aluno do PPGCC deve entregar na Secretaria:
1. Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
2. Cópia da carteira de identidade (frente e verso);
3. Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
4. Cópia do passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro (se for o caso);
5. Declaração de nada consta da Biblioteca do ICEx - Pode ser solicitado via e-mail biblioteca@dcc.ufmg.brNão é cobrada a taxa de expedição para a 1ª via do diploma.
Os documentos acima podem ser entregues na Secretaria do Curso de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h ou enviados pelo correio para o endereço abaixo:
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Departamento de Ciência da Computação - Anexo U - Sala 5309
ICEx - UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
CEP: 31270-010 - Belo Horizonte - MG
2ª via de diploma
Alunos de pós-graduação que desejem a segunda via de seus diplomas, devem fazer a solicitação da emissão de seus diplomas/certificados à secretaria de seus respectivos cursos. Esta segunda via será emitida de forma física.
A emissão de uma nova via do diploma torna inválida a via anterior.
Para mais informações favor consultar: https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/2a-Via-de-Diploma
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							Auxílio financeiro
							
Os alunos do PPGCC poderão obter auxílio financeiro para apresentação de artigos em conferências nacionais, e no caso de alunos de doutorado também em conferências internacionais, desde que sejam qualificadas no Qualis CAPES.
Para solicitar o auxílio ao Colegiado o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, com pelo menos, sete dias de antecedência à próxima reunião do Colegiado:
- formulário de solicitação de auxílio
 - carta ou e-mail de aceitação do artigo
 - cópia do artigo a ser apresentado
 - informações sobre o evento/comitê de programa
 
Resolução 005/2021 - Dispõe sobre os valores para auxílio financeiro aos alunos do PPGCC
Qualquer dúvida consulte a Secretaria do PPGCC pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br
 
