Editais

MESTRADO – 2º semestre de 2017

Edital de Seleção 2017/2, 30 vagas.

Com relação ao item (K) do Edital de Seleção do Mestrado do PPGCC, para a comprovação de conhecimento da língua inglesa para fins de inscrição no processo serão aceitos certificados de conclusão de curso, mesmo que básicos, em escolas de inglês, testes como TOEFL, TOEFL ITP, Cambridge, etc, ou mesmo declarações de aulas particulares de inglês ou de intercâmbio no exterior, entre outros.
Candidatos que não possuem certificação formal, devem anexar declaração de próprio punho, informando o nível de conhecimento da língua inglesa. Sendo selecionado, o candidato deverá apresentar até 31/08/2017 documento formal, sendo recomendado consulta aos calendários das provas de proficiência da Faculdade de Letras da UFMG.

Comissão de Seleção PPGCC para o ano de 2017

Inscrições encerradas! Período de inscrição: 25-04 até 07-06-2017.


DOUTORADO – Fluxo contínuo

Vagas para 2017 com inscrições abertas de 07-11-2016 até 28-10-2017.

Edital de Seleção, 40 vagas para o ano de 2017.

A documentação está listada a seguir. Acesse o formulário eletrônico de inscrição

Acesse a partir de 07-11-2016 o formulário eletrônico de inscrição, devidamente preenchido, até 29-09-2017, para as vagas de 2017. Os documentos a serem anexados, até a data limite da inscrição estão listados a seguir e são os mesmos para mestrado e doutorado.

 


DOCUMENTOS

Os documentos devem ser inseridos digitalizados quando o formulário de inscrição já estiver preenchido. São eles:

1) fotografia recente
2) diploma de graduação expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ficando seu registro condicionado à prova de conclusão da graduação;
3) histórico escolar do curso de graduação e de pós-graduação (se houver);
4) curriculum-vitae em formulário disponível na página web do PPGCC (http://www.dcc.ufmg.br/pos/selecao/formularios.php) com destaque para a produção intelectual relevante. O lattes pode ser enviado para complementar as informações, mas não deixe de enviar o currículo nesse formato;
5) cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
6) documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares;
7) título de eleitor;
8) comprovante de votação na última eleição ou atestado que comprove estar o candidato em dia com as obrigações eleitorais;
9) cédula de identidade;
10) CPF. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar os documentos exigidos pela legislação específica;
11) certidão de nascimento ou casamento;
12) comprovante de endereço residencial;
13) comprovante de conhecimento da língua inglesa: certificados de testes realizados ou certificados de conclusão de cursos, emitidos por instituições credenciadas para tal, em que se comprove o rendimento mínimo de 60%;

SOMENTE PARA OS CANDIDATOS AO DOUTORADO: plano de curso, contendo no máximo de 10 (dez) páginas, aprovado e assinado por um professor credenciado do Curso, definindo a área de conhecimento e descrevendo a pesquisa que pretende desenvolver, além das tarefas especiais e do conjunto de disciplinas necessárias para complementar sua formação

O candidato deverá estabelecer contato previamente com docente do PPGCC, quanto à orientação, para avaliação e concordância com o plano de curso a ser proposto pelo candidato.

Os candidatos que fizeram as provas do POSCOMP de 2012, 2013, 2014 ou 2015 deverão informar no formulário de inscrição a nota obtida.

As duas cartas de recomendação serão preenchidas pelos professores indicados no formulário de inscrição, distintos da indicação do orientador. O recomendante indicado receberá um link para acessar a página da carta de recomendação.

 


PRECISA DE BOLSA?? coloque imprescindível. Essa informação deve ser feita na hora da inscrição e não poderá ser alterada após a aprovação. Esclarecemos que a solicitação ou não da bolsa de estudos não influencia a seleção do candidato.

Dúvidas? Envie mensagem para ppgcc@dcc.ufmg.br