Editais

Doutorado – inscrições abertas de 06-11-2017 até 31-10-2018.

Faça aqui sua inscrição
 

Com relação ao item (K) do Edital de Seleção do Mestrado do PPGCC, para a comprovação de conhecimento da língua inglesa para fins de inscrição no processo serão aceitos certificados de conclusão de curso, mesmo que básicos, em escolas de inglês, testes como TOEFL, TOEFL ITP, Cambridge, etc, ou mesmo declarações de aulas particulares de inglês ou de intercâmbio no exterior, entre outros.
Candidatos que não possuem certificação formal, devem anexar declaração de próprio punho, informando o nível de conhecimento da língua inglesa. Sendo selecionado, o candidato deverá apresentar até 31/07/2018 documento formal, sendo recomendado consulta aos calendários das provas de proficiência da Faculdade de Letras da UFMG.

Comissão de Seleção PPGCC para o ano de 2018

 

  • Edital Suplementar para vagas para indígenas e pessoas com deficiência - Seleção 2º Semestre de 2018 – Mestrado e Doutorado

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 24 de maio a 08 de junho de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência aos cursos de MESTRADO e DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG.

    Acesse o edital completo

    Documentos de preenchimento obrigatório para este processo:

    Para concorrer como candidato com deficiência, os seguintes formulários deverão ser preenchidos e apresentados:

    Para concorrer como candidato indígena os seguintes formulários deverão ser preenchidos e apresentados:

     

  • Documentos necessários para a inscrição

    Os documentos devem ser inseridos digitalizados ao finalizar o formulário de inscrição. São eles:

    1) fotografia recente
    2) diploma de graduação expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ficando seu registro condicionado à prova de conclusão da graduação;
    3) histórico escolar do curso de graduação e de pós-graduação (se houver);
    4) curriculum-vitae no modelo do PPGCC com destaque para a produção intelectual relevante. O lattes pode ser enviado para complementar as informações, mas não deixe de enviar o currículo no formato do formulário;
    5) certidão de nascimento ou de casamento;
    6) documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares;
    7) certidão de quitação eleitoral;
    8) cédula de identidade;
    9) documento comprobatório de inscrição no cadastro de pessoas físicas (CPF). Os candidatos estrangeiros deverão apresentar os documentos exigidos pela legislação específica;
    10) comprovante de endereço residencial;
    11) comprovante de conhecimento da língua inglesa*;
    12) os candidatos autodeclarados negros, que optarem pela seleção por meio da reserva de vagas, deverão preencher o formulário com a fundamentação acerca de seu pertencimento étnico, de acordo com o que dispõe a Resolução do CEPE/UFMG nº 02/2017. No documento, devidamente assinado, deverá constar, ainda, a identificação do candidato, nome completo, número do documento de identidade e CPF.

    Os candidatos que fizeram as provas do POSCOMP de 2015, 2016 ou 2017 deverão informar no formulário de inscrição a nota obtida.

    As duas cartas de recomendação serão preenchidas pelos professores indicados no formulário de inscrição, distintos da indicação do orientador. O recomendante indicado receberá um link para acessar a página para o preenchimento da carta de recomendação.

    *Para a comprovação de conhecimento da língua inglesa para fins de inscrição no processo serão aceitos certificados de conclusão de curso, mesmo que básicos, em escolas de inglês, testes como TOEFL, TOEFL ITP, Cambridge, etc, ou mesmo declarações de aulas particulares de inglês ou de intercâmbio no exterior, entre outros. Candidatos que não possuem certificação formal, devem anexar declaração de próprio punho, informando o nível de conhecimento da língua inglesa. Sendo selecionado, o candidato deverá apresentar até 31/07/2018 documento formal, sendo recomendado consulta aos calendários das provas de proficiência da Faculdade de Letras da UFMG.

    SOMENTE PARA OS CANDIDATOS AO DOUTORADO: plano de curso, contendo no máximo de 10 (dez) páginas, aprovado e assinado por um professor credenciado do Curso, definindo a área de conhecimento e descrevendo a pesquisa que pretende desenvolver, além das tarefas especiais e do conjunto de disciplinas necessárias para complementar sua formação. O candidato deverá estabelecer contato previamente com docente do PPGCC, quanto à orientação, para avaliação e concordância com o plano de curso a ser proposto pelo candidato.

  • MESTRADO – 2º semestre de 2018

    As inscrições para o processo seletivo do mestrado - 2º semestre de 2018 - estarão abertas de 14/05 a 19/06/2018.

    Edital do Processo Seletivo para o Mestrado 2018/2

    Consulte Perguntas Frequentes em caso de dúvidas.

    Faça aqui sua inscrição!

    Modelo de curriculum-vitae

    Com relação ao item (K) do Edital de Seleção do Mestrado do PPGCC, para a comprovação de conhecimento da língua inglesa para fins de inscrição no processo serão aceitos certificados de conclusão de curso, mesmo que básicos, em escolas de inglês, testes como TOEFL, TOEFL ITP, Cambridge, etc, ou mesmo declarações de aulas particulares de inglês ou de intercâmbio no exterior, entre outros. Candidatos que não possuem certificação formal, devem anexar declaração de próprio punho, informando o nível de conhecimento da língua inglesa. Sendo selecionado, o candidato deverá apresentar até 31/07/2018 documento formal, sendo recomendado consulta aos calendários das provas de proficiência da Faculdade de Letras da UFMG.

  • DOUTORADO – Fluxo contínuo - 2018

    50 vagas para 2018 com inscrições abertas de 06-11-2017 até 31-10-2018.

    Edital de Seleção  (Verifique a Retificação do edital)

    English  Français

    Texto complementar ao item 5.1 do edital: “A seleção de candidatos a doutorado ocorrerá em reuniões específicas do colegiado, a serem realizadas nos meses de novembro de 2017, março, maio, agosto e outubro de 2018. A datas específicas serão divulgadas em breve.”

    Acesse a partir de 06-11-2017 o formulário eletrônico de inscrição, devidamente preenchido, até 31-10-2018, para as vagas de 2018.