Editais

Inscrições abertas! Faça aqui sua inscrição. Leia atentamente o edital.

Acesso rápido: Mestrado Doutorado Documentação



MESTRADO – 1º semestre de 2018

50 vagas.  (Verifique a Retificação do edital) Edital de seleção English  Español  Français

Período de inscrição: 09-10 até 17-11-2017.

Com relação ao item (K) do Edital de Seleção do Mestrado do PPGCC, para a comprovação de conhecimento da língua inglesa para fins de inscrição no processo serão aceitos certificados de conclusão de curso, mesmo que básicos, em escolas de inglês, testes como TOEFL, TOEFL ITP, Cambridge, etc, ou mesmo declarações de aulas particulares de inglês ou de intercâmbio no exterior, entre outros.
Candidatos que não possuem certificação formal, devem anexar declaração de próprio punho, informando o nível de conhecimento da língua inglesa. Sendo selecionado, o candidato deverá apresentar até 31/12/2017 documento formal, sendo recomendado consulta aos calendários das provas de proficiência da Faculdade de Letras da UFMG.

Comissão de Seleção PPGCC para o ano de 2018

Topo da página



DOUTORADO – Fluxo contínuo

Vagas para 2018 com inscrições abertas de 06-11-2017 até 31-10-2018.

50 vagas para o ano de 2018. (Verifique a Retificação do edital)

Edital de Seleção

English  Français

Texto complementar ao item 5.1 do edital: “A seleção de candidatos a doutorado ocorrerá em reuniões específicas do colegiado, a serem realizadas nos meses de novembro de 2017, março, maio, agosto e outubro de 2018. A datas específicas serão divulgadas em breve.”

Acesse a partir de 06-11-2017 o formulário eletrônico de inscrição, devidamente preenchido, até 31-10-2018, para as vagas de 2018. Os documentos a serem anexados, até a data limite da inscrição estão listados a seguir e são os mesmos para mestrado e doutorado.

Topo da página



DOCUMENTOS para INSCRIÇÃO

Os documentos devem ser inseridos digitalizados quando o formulário de inscrição já estiver preenchido. São eles:

1) fotografia recente
2) diploma de graduação expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ficando seu registro condicionado à prova de conclusão da graduação;
3) histórico escolar do curso de graduação e de pós-graduação (se houver);
4) curriculum-vitae em formulário disponível na página web do PPGCC  com destaque para a produção intelectual relevante. O lattes pode ser enviado para complementar as informações, mas não deixe de enviar o currículo nesse formato;
5) cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
6) documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares;
7) certidão de quitação eleitoral;
8) cédula de identidade;
9) documento comprobatório de inscrição no cadastro de pessoas físicas (CPF). Os candidatos estrangeiros deverão apresentar os documentos exigidos pela legislação específica;
10) comprovante de endereço residencial;
11) comprovante de conhecimento da língua inglesa: certificados de testes realizados ou certificados de conclusão de cursos, emitidos por instituições credenciadas para tal;

Os candidatos que fizeram as provas do POSCOMP de 2015, 2016 ou 2017 deverão informar no formulário de inscrição a nota obtida.

As duas cartas de recomendação serão preenchidas pelos professores indicados no formulário de inscrição, distintos da indicação do orientador. O recomendante indicado receberá um link para acessar a página da carta de recomendação.

SOMENTE PARA OS CANDIDATOS AO DOUTORADO: plano de curso, contendo no máximo de 10 (dez) páginas, aprovado e assinado por um professor credenciado do Curso, definindo a área de conhecimento e descrevendo a pesquisa que pretende desenvolver, além das tarefas especiais e do conjunto de disciplinas necessárias para complementar sua formação

O candidato deverá estabelecer contato previamente com docente do PPGCC, quanto à orientação, para avaliação e concordância com o plano de curso a ser proposto pelo candidato.

Topo da página


PRECISA DE BOLSA?? coloque imprescindível. Essa informação deve ser feita na hora da inscrição e não poderá ser alterada após a aprovação. Esclarecemos que a solicitação ou não da bolsa de estudos não influencia a seleção do candidato.

Dúvidas? Envie mensagem para ppgcc@dcc.ufmg.br