Aula Inaugural PPGCC/UFMG – 2018/1

Programação da Aula Inaugural – 02/03/2018

– Sala 2077 – Sala de Seminários do DCC – 2º andar ICEx:

10h às 11h30 – Apresentação da estrutura e funcionamento do PPGCC – Professores Jussara Marques de Almeida Gonçalves (Coordenadora) e Dorgival Olavo Guedes Neto (Subcoordenador);

11h30 às 11h45 – Apresentação do Mestre em Ciência da Computação, Augusto Farnese sobre o sistema CIPÓ do PPGCC;

11h45 às 12h30 – Apresentação CRC – Centro de Recursos Computacionais do DCC.

Intervalo almoço

– Auditório 3 do ICEx – 2º andar ICEx:

14h às 15h30 – Palestra de abertura:

Prof. Virgílio Augusto Fernandes Almeida
Professor Titular
Departamento de Ciência da Computação
Universidade Federal de Minas Gerais

Título: “Entre a Utopia e a Distopia: Oportunidades e Responsabilidades da Computação

Resumo:
Com a crescente digitalização da sociedade contemporânea, a ciência da computação tem novos desafios e oportunidades pela frente. A tecnologia sempre foi uma faca de dois gumes. Se por um lado cria empregos, aumenta a riqueza global e a qualidade de vida, por outro lado, aumenta a desigualdade e a exclusão. Essa percepção se repete agora com a rápida aceleração das tecnologias de automação e IA (Inteligência Artificial). Por um lado oferece a possibilidade de novos negócios, avanços importantes na medicina, no transporte e na segurança, por exemplo. Por outro lado, os prospectos de redução do emprego, da perda de privacidade e do monitoramento da vida das pessoas aparecem sempre nos cenários futuros. O foco dessa palestra está na discussão das oportunidades de pesquisa e nas responsabilidades que os cientistas e profissionais da computação terão no futuro.

Biografia:
Virgílio Almeida é Professor Associado do “Berkman Klein Center For Internet and Society’’ na Universidade de Harvard. Pesquisador 1A do CNPq. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e da Comissão Global para Estabilidade do Ciberespaço (GCSC).

15h30 às 16hCoffee-Break – Espaço externo de convivência do Anexo U do DCC – 2º andar;

16h às 16h15 – Apresentação do Prof. Douglas Guimarães Macharet, professor do PPGCC e Secretário da SBC em Minas Gerais;

16h15 às 16h30 – Apresentação da Biblioteca do ICEx;

16h30 às 17h – Conversa com os representantes discentes do PPGCC.

Enfatizamos a importância na presença, considerando que durante o evento, serão entregues os formulários para matrícula, declaração com o número de matrícula (para os candidatos já registrados), além de diretrizes e procedimentos acadêmicos, bem como regulamentação do programa.

O conteúdo apresentado pela Coordenação do programa, não será enviado por email, sendo assim, as ausências devem ser justificadas por email (ppgcc@dcc.ufmg.br).