Inscrição Online

Para mais informações sobre editais dos processos seletivos, acesse: https://ppgcc.dcc.ufmg.br/editais/

Atenção, leia atentamente o edital antes de iniciar o processo de inscrição!

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG está utilizando um novo sistema para inscrições: https://inscricao.ppgcc.dcc.ufmg.br.

O sistema é composto por duas etapas:

  1. Cadastro de informações pessoais, acadêmicas e profissionais
    Essa etapa pode ser realizada a qualquer momento. Recomendamos que os(as) candidatos(as) completem o cadastro com antecedência, para facilitar a inscrição quando o processo seletivo estiver aberto. Toda informação registrada pelo candidato deve ter documento comprobatório emitido pela autoridade competente.

  2. Inscrição no processo seletivo
    A inscrição propriamente dita estará disponível apenas durante o período definido no edital vigente do processo seletivo. Fique atento(a) às datas e requisitos publicados no site do PPGCC.


Consulte aqui informações importantes:

Cálculo da média do histórico escolar

  1. O candidato deve fornecer a média do histórico escolar no sistema de inscrição, e deve desconsiderar notas em disciplinas de projetos (como Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio, etc.) e atividades acadêmicas para as quais é registrada apenas aprovação ou dispensa. 
  2. Deverão ser incluídas no cálculo apenas notas em disciplinas onde o candidato obteve aprovação e que estejam explícitas no histórico escolar apresentado como comprovante. 
  3. Média simples: soma das notas válidas / número de disciplinas válidas

 

Conceito do curso de graduação no ENADE
O candidato deve informar, no sistema de inscrição, o conceito mais recente (1, 2, 3, 4 ou 5) do curso de graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse dado pode ser consultado :

 

Preenchimento da GRU para pagamento da taxa de inscrição

CPF/CNPJ = CPF do candidato
Nome do contribuinte = nome completo do candidato
Competência = mês/ano do pagamento
Data do vencimento = preenchimento automático com a data da geração da GRU
Valor principal = 230,70
Valor total = 230,70

 

Solicitação de Isenção de taxa de inscrição – FUMP – Assistência Estudantil da UFMG

Candidatos que desejarem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição devem realizar a avalição sócioeconômica da FUMP.

Acesse o sistema da FUMP, clique em NOVO CADASTRO (caso não tenha cadastro na FUMP).
Selecione o questionário Isenção de taxas: Mestrado e Doutorado e inicie o preenchimento da solicitação.

A FUMP enviará o resultado ao solicitante e também para a coordenação do PPGCC.

Não havendo isenção da taxa, o candidato deverá efetuar o pagamento da GRU conforme consta no edital.

No formulário de inscrição, será solicitado o comprovante de pagamento da taxa. Os candidatos que solicitaram e receberam a isenção deverão anexar o resultado da FUMP ou um documento que comprove que a solicitação de isenção foi concedida.

 

 


 

Formulários e Normas:

Portaria nº 11.249, de 07 de dezembro de 2023 – Procedimento de heteroidentificação em processos seletivos da UFMG

Edital Regular – Formulário de Autodeclaração Étnico-Racial

Edital Suplementar – Autodeclaração de pessoa com deficiência

Edital Suplementar – Declaração de Autorreconhecimento Indígena