MESTRADO – 2º semestre de 2025

Inscrições abertas de 18 de abril a 12 de maio de 2025.

Consulte o Edital Regular de Seleção PPGCC – 2025 – Mestrado

 


Calendário para o segundo semestre de 2025:

18/04/2025 a
12/05/2025
Período de inscrição
20/05/2025 Homologação das inscrições
21 a 22/05/2025 Recursos quanto a homologação das inscrições
04/06/2025 Divulgação dos candidatos habilitados na primeira etapa (eliminatória e classificatória)
14/06/2025 Divulgação do resultado final
17 a 21/06/2025 Período para apresentação de recursos
28/06/2025 Respostas aos recursos
05/07/2025 Data limite para confirmação de aceite de vaga, resposta ao e-mail enviado pelo PPGCC (ppgcc@dcc.ufmg.br) – Confirmação obrigatória: email e cadastro prévio
21/07/2025 Data limite para recebimento da documentação para registro (diploma da graduação ou certificado de conclusão) – Alunos concluintes da graduação em 2025/1 devem solicitar colação de grau antecipada, essa data não pode ser prorrogada.
22/07/2025 Envio da documentação dos selecionados ao DRCA

 

Consulte Perguntas Frequentes em caso de dúvidas.

 

Atenção, leia atentamente o edital antes de iniciar o processo se inscrição!

  • Após a leitura do edital, preencha a ficha de inscrição
  • Além da ficha de inscrição, o candidato deverá preencher o currículo no formulário online.
  • Atenção ao formato e conteúdo dos arquivos com documentos requeridos no processo de inscrição, consulte o item 4 do edital em caso de dúvida.
  • Os candidatos autodeclarados negros, que optarem pela seleção por meio da reserva de vagas, deverão preencher o formulário com a fundamentação acerca de seu pertencimento étnico, de acordo com o que dispõe a Resolução do CEPE/UFMG nº 02/2017. No documento, devidamente assinado, deverá constar, ainda, a identificação do candidato, nome completo, número do documento de identidade e CPF.
  • Sugerimos que a utilização de ferramentas e tecnologias de Inteligência Artificial Generativa para geração de conteúdo, na escrita e/ou revisão do conteúdo de projeto, seja declarada explicitamente no texto do projeto. A declaração pode ocorrer ao final da seção de cronograma e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o conteúdo do projeto, inclusive no caso de ser identificado plágio.
  • ATENÇÃO: Não é necessário capa e/ou contra-capa no pré-projeto. Observe as instruções na página 21 do edital, ANEXO VI – Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa (MESTRADO).