Eventuais recursos para o processo seletivo, devem ser enviados por email no período de 17 a 21/06/2025, as argumentações devem ser enviadas para o email ppgcc@dcc.ufmg.br – assunto: RECURSO, os recursos serão respondidos até 28/06/2025. Solicitações de informações adicionais, sobre o processo seletivo, serão recebidas no mesmo período, de 17 a 21/06/2025, exclusivamente por email ppgcc@dcc.ufmg.br.
Conforme calendário acadêmico da UFMG, Calendário para 2025, o início das atividades acadêmicas do 2º semestre de 2025 está confirmado para o dia 11/08/2025. O prazo limite para envio do comprovante de conclusão da graduação, conforme cronograma do edital, será até o dia 21/07/2025. As datas acadêmicas das IFE’s podem estar desencontradas e são distintas, sendo assim, orientamos a todos os candidatos que solicitem junto aos colegiados e instituições o processo de colação de grau antecipada, para agilizar esse processo. O envio do diploma de graduação (frente e verso) ou a declaração de conclusão deverá ser em arquivo .pdf por email – ppgcc@dcc.ufmg.br. O compromisso da UFMG e do PPGCC é que todo o candidato aprovado no processo seletivo, não perderá a vaga pela questão da data dos respectivos calendários acadêmicos, entretanto o candidato aprovado nessa condição, deve estar ciente que ele não será aluno regular do programa, enquanto não comprovar a conclusão da graduação, não tendo registro, não terá matrícula, não terá acesso ao sistema da UFMG e diários eletrônicos. A secretaria do programa acompanhará a documentação obrigatória para registros, se houver necessidade de envio de outros documentos a Secretaria entrará em contato, por favor, aguarde as datas dos cronogramas e os trâmites dos processos.
O programa enviará email para os candidatos aprovados para confirmação da vaga e informações do processo. O email e o cadastro prévio devem ser enviados, até a data limite 05/07/2025. Sugerimos a inclusão do email do PPGCC – ppgcc@dcc.ufmg.br, a fim de evitar que as mensagens sejam classificadas como spam. Dúvidas e eventuais demandas sobre o processo seletivo devem ser enviadas ao PPGCC exclusivamente pelo email institucional do programa: ppgcc@dcc.ufmg.br.
Consulte os candidatos habilitados na 1ª etapa
Consulte as inscrições homologadas
Inscrições abertas de 18 de abril a 12 de maio de 2025.
Consulte o Edital Regular de Seleção PPGCC – 2025 – Mestrado
Calendário para o segundo semestre de 2025:
18/04/2025 a 12/05/2025 |
Período de inscrição |
20/05/2025 | Homologação das inscrições |
21 a 22/05/2025 | Recursos quanto a homologação das inscrições |
04/06/2025 | Divulgação dos candidatos habilitados na primeira etapa (eliminatória e classificatória) |
14/06/2025 | Divulgação do resultado final |
17 a 21/06/2025 | Período para apresentação de recursos |
28/06/2025 | Respostas aos recursos |
05/07/2025 | Data limite para confirmação de aceite de vaga, resposta ao e-mail enviado pelo PPGCC (ppgcc@dcc.ufmg.br) – Confirmação obrigatória: email e cadastro prévio |
21/07/2025 | Data limite para recebimento da documentação para registro (diploma da graduação ou certificado de conclusão) – Alunos concluintes da graduação em 2025/1 devem solicitar colação de grau antecipada, essa data não pode ser prorrogada. |
22/07/2025 | Envio da documentação dos selecionados ao DRCA |
Consulte Perguntas Frequentes em caso de dúvidas.
Atenção, leia atentamente o edital antes de iniciar o processo se inscrição!
- Após a leitura do edital, preencha a ficha de inscrição
- Além da ficha de inscrição, o candidato deverá preencher o currículo no formulário online.
- Atenção ao formato e conteúdo dos arquivos com documentos requeridos no processo de inscrição, consulte o item 4 do edital em caso de dúvida.
- Os candidatos autodeclarados negros, que optarem pela seleção por meio da reserva de vagas, deverão preencher o formulário com a fundamentação acerca de seu pertencimento étnico, de acordo com o que dispõe a Resolução do CEPE/UFMG nº 02/2017. No documento, devidamente assinado, deverá constar, ainda, a identificação do candidato, nome completo, número do documento de identidade e CPF.
- Sugerimos que a utilização de ferramentas e tecnologias de Inteligência Artificial Generativa para geração de conteúdo, na escrita e/ou revisão do conteúdo de projeto, seja declarada explicitamente no texto do projeto. A declaração pode ocorrer ao final da seção de cronograma e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o conteúdo do projeto, inclusive no caso de ser identificado plágio.
- ATENÇÃO: Não é necessário capa e/ou contra-capa no pré-projeto. Observe as instruções na página 21 do edital, ANEXO VI – Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa (MESTRADO).