Documentos necessários para a inscrição

Os documentos devem ser inseridos digitalizados ao finalizar o formulário de inscrição. São eles:

1) fotografia recente
2) diploma de graduação expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ficando seu registro condicionado à prova de conclusão da graduação;
3) histórico escolar do curso de graduação e de pós-graduação (se houver);
4) curriculum-vitae no modelo do PPGCC com destaque para a produção intelectual relevante. O lattes pode ser enviado para complementar as informações, mas não deixe de enviar o currículo no formato do formulário;
5) certidão de nascimento ou de casamento;
6) documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares;
7) certidão de quitação eleitoral;
8) cédula de identidade;
9) documento comprobatório de inscrição no cadastro de pessoas físicas (CPF). Os candidatos estrangeiros deverão apresentar os documentos exigidos pela legislação específica;
10) comprovante de endereço residencial;
11) comprovante de conhecimento da língua inglesa*;
12) os candidatos autodeclarados negros, que optarem pela seleção por meio da reserva de vagas, deverão preencher o formulário com a fundamentação acerca de seu pertencimento étnico, de acordo com o que dispõe a Resolução do CEPE/UFMG nº 02/2017. No documento, devidamente assinado, deverá constar, ainda, a identificação do candidato, nome completo, número do documento de identidade e CPF.

Os candidatos que fizeram as provas do POSCOMP de 2015, 2016 ou 2017 deverão informar no formulário de inscrição a nota obtida.

As duas cartas de recomendação serão preenchidas pelos professores indicados no formulário de inscrição, distintos da indicação do orientador. O recomendante indicado receberá um link para acessar a página para o preenchimento da carta de recomendação.

*Para a comprovação de conhecimento da língua inglesa para fins de inscrição no processo serão aceitos certificados de conclusão de curso, mesmo que básicos, em escolas de inglês, testes como TOEFL, TOEFL ITP, Cambridge, etc, ou mesmo declarações de aulas particulares de inglês ou de intercâmbio no exterior, entre outros. Candidatos que não possuem certificação formal, devem anexar declaração de próprio punho, informando o nível de conhecimento da língua inglesa. Sendo selecionado, o candidato deverá apresentar até 31/07/2018 documento formal, sendo recomendado consulta aos calendários das provas de proficiência da Faculdade de Letras da UFMG.

SOMENTE PARA OS CANDIDATOS AO DOUTORADO: plano de curso, contendo no máximo de 10 (dez) páginas, aprovado e assinado por um professor credenciado do Curso, definindo a área de conhecimento e descrevendo a pesquisa que pretende desenvolver, além das tarefas especiais e do conjunto de disciplinas necessárias para complementar sua formação. O candidato deverá estabelecer contato previamente com docente do PPGCC, quanto à orientação, para avaliação e concordância com o plano de curso a ser proposto pelo candidato.